Começar os estudos do zero. Alguém me dá uma luz? Por favor

Olá, comecei a estudar para concurso público.
Porém estou há muitos anos sem estudar. Estou completamente perdido. Não sei nem por onde começar. Me refiro a português, matemática e redação.
Alguém poderia me indicar uns livros, apostilas ou site por favor? Se quiserem doar materiais, aceito também.
Desde já agradeço e boa sorte!

1 curtida

Vamos lá, não sei o tamanho da sua dificuldade, pois há várias respostas possíveis. Por exemplo, em português eu poderia lhe indicar o curso do professor Rodrigo Bezerra, mas primeiro veja uma aula e veja se o mesmo lhe agrada. Porém temos, o Tele Curso 2000 com aulas maravilhosas em português e em matemática, comece por lá, faça um caderno e comece a resolver muitas questões. Essa fase será de uns 03 meses e aí depois você escolha qual será a sua área de foco ( jurídica, fiscal, policial e etc) Basicamente é isso.

PARECE CLICHÉ . MAS COMECE pelo básico .

As matérias que são bases na Maioria dos Concursos são:  

portugues, RLM, informática .

Direito Administrativo , Direito Constitucional .

não se assuste com a quantidade de matérias., entretanto tente criar uma base em relação as mesmas. comece com introduções dos assuntos. resolver questões diariamente . cria um conta no Qconcursos e TEC concursos, é grátis. da de resolver no Máximo até 10 questões por dia. já é um começo.
No youtube tem muita coisa. ( use e abuse dessa ferramenta para aprender) eu gosto de uma frase muito boa que diz " Pequenas conquistas diárias " comece com um pouco a cada dia . ás vezes nossas maiores frustações vem da ansiedade de ter resultados imediatos, tudo exige tempo e dedicação .nem que seja apenas 30minutos todos os dias. mas faça!
Igual a você. eu já me senti desse forma “perdido” e estou em busca de melhorias por meio dos estudos . espero que dê certo pra você. e boa sorte na sua jornada .

3 curtidas

Simples.
1º - compre um curso com aulas em vídeo (por elas se absorve um pouco de conteúdo, e é absurdamente pouco, porém se aprende a didática da matéria).

2º - aqui o bicho pega: MONTE SEU PLANO DE ESTUDO. Aqui no fórum deve ter muito de plano de estudo.

Basicamente é NESSA SEQUÊNCIA
1º - teoria (ler livro/ apostila) sem marcação ou no máximo marcar a lápis. Teoria + Lei Seca. Sempre pescando um com o outro.
2º - prática em exercício (importante a cada item/ questão feito/a voltar ao material e marcar, especialmente o que mais cobram e as palavras que trocam). Obs.: adote um critério de marcação. Com o tempo você pega o que mais estão cobrando.
No exercício, faça um filtro: das questões do concurso do seu foco + anos atuais (ex.: somente questões da PM de 2022). Depois abra o leque.
3º - revisão (agora seu material está marcado/ destacado com o que mais cobraram nas questões, então ficará mais fácil de reler e ver os pontos mais evidentes).
4º - prática em exercício (não esquecer de marcar o material e deixar de lado o que já marcou). Agora sua forma de fazer exercício está mais “macaco velho”. Provavelmente irá acertar mais.

Só se faz questão longe do material, quando se está fazendo SIMULADO.

Super importante: NUNCA MUDE DE MATERIAL. Adote um BOM material e fique nele. Porque senão nunca conseguirá ATUALIZAR e REVISAR ao mesmo tempo. Material novo é bom, mas pra quem está calejado de estudar não é bom.

Sobre planejamento, difícil fazê-lo. Então adote 2 matérias por vez.
Intercale assim:
1º dia teoria - 7 dias depois exercício - 14 dias depois revisão - 21 dias depois exercício.

Sobre doar material, qual seu foco?
Ahhhh!!! Um edital verticalizado no EXCEL e à frente de cada tópico você tem de colocar o dia estudado, exercitado e revisado. Esse controle não te deixa perder o fio da meada.

3 curtidas

Bom dia
Eu também estou no mesmo barco, a procura da organização para iniciar de vez, assim, no meu caso estou entendo na prática as diversas dicas para o ponta pé inicial, o problema é material de estudo. Eu tenho meu celular para estudar, internet em casa, porém, o dinheiro tá curto nesse momento para adquirir um uma vídeo aula, portanto, se for possível, alguém poderia me dar uma dica de onde consigo esses conteúdos?
Outra coisa, meu objetivo é carreiras administrativa, áreas de Tribunais e Ministérios Públicos, porém, vou estar também fazendo os concursos-escadas, de prefeituras por exemplo, estudei até o Ensino Médio,completei.
É isso galera!
Haaa, e também…eu tenho que estudar essas matérias do zero ou já vou para os conteúdos dos editais anteriores?

Sempre que estudar uma matéria pela primeira vez, não se assuste. Dependendo do assunto você não vai entender nada (se for algo fora da sua realidade). Lembro quando estudei Sistema Financeiro Nacional pelo primeira vez. Aquele monte de siglas, cada órgão com uma função parecida com a de outro.

Fiz o primeiro concurso da vida (BB), levei uma ducha de água fria. Tinha estudado por apostila de banca kkkkk. 2 anos depois passei na primeira chamada :smiley:

Material certo + encontrar a forma com que você retém o conhecimento melhor + exercícios antes, durante e depois das matérias + se inscrever e estudar tendo certeza que vai passar (se você não acreditar, ninguém mais vai). Se não passar, vai corrigindo o que poderia ter feito melhor.

perfeita colocação, vamos sempre corrigindo os nossos erros e indo em busca do nosso melhor!

Fala @Yog
Para Português recomendo o livro - Gramatica comentada para concursos da Adriana Figueiredo.
Para Matemática recomendo o Livro - Matemática para vencer do Laércio Gonçalves
Para aprender a estudar recomendo o Livro - Como Passar em provas de concursos do Wilian Douglas
São livros que te ajudaram a iniciar em tudo.
Grande abraço, estou a disposição.

Oi @tlorens estou estudando pelo Gran para o BB.
Você teria alguma dica, que gostaria que no seu inicio tivessem te passado para me ajudar?
Desde já grande abraço.

Eu era fraco em português e achava que não precisava estudar. Quando estudei com calma vi que não era difícil. Perdi pontos bobos por não dar a devida importância.

Outra coisa é sempre estudar mais o que tem maior peso. Se vale o dobro, estude o dobro, a menos que já esteja acertando tudo.

Estudar redação e treinar! No concurso do BB que passei, tirei a nota mínima para não ser eliminado (60) kkkk. Naquele concurso não contava ponto, era só eliminatória.

2 curtidas

E principal. Se passar, continue estudando…

1 curtida