Saiu hoje (22/12/2021) um dos concursos da área fiscal mais aguardados do ano, se não o mais. Sem dúvidas o maior dos últimos tempos. Vou postar aqui algumas informações e o edital esquematizado pra facilitar o estudo dos concurseiros que vão encarar esse desafio.
Obs: no portal da transparência do estado o valor recebido por ambos os cargos chegam a passar dos 40k brutos. A grande maioria ganha entre 15 e 20k líquidos.
Ambos os cargos possuem a mesma estrutura de cobrança. O cargo de Fiscal não cobrará a disciplina de auditoria e nem assuntos de relacionados a IPVA, ITCMD e Taxas em Legislação Tributária. Porém, tem mais questões de TI (20) que o cargo de Auditor (10).
Não veio nenhuma disciplina surpresa, ou inovação nos conteúdos programáticos.
Apenas que dentro de Civil tem conteúdos tradicionalmente estudados na disciplina de Direito Empresarial. Pequena pegadinha para os incautos. No mais, edital raiz.
TI veio muito bem razoável. Até tranquila em comparação com outros editais recentes.
Prova com mínimo por disciplina e por prova. Não pode dar mole em nenhuma disciplina. Grande chance de eliminar alguns bons candidatos pelo critério de mínimos em disciplinas mais chatas.
Banca sem tradição em concursos fiscais grandes. Não tem nem como fazer uma avaliação do estilo de cobrança a não ser por suas questões anteriores para outros concursos recentes.
Provas em dias diferentes é excelente para o concurseiro. Dá pra estudar uma vez e fazer as duas provas. Claro, quem puder ficar para os dois fins de semana.