Dúvida em português - acentuação da palavra "bilíngue"

Boa tarde Pessoal! (não sei exatamente que horário vocês estarão lendo, mas tudo bem rs)

Então minha dúvida é a seguinte:
Tema: Separação silábica e acentuação gráfica em paroxítona

Dúvida: palavra bilíngue, separação (bi-lín-gue), gostaria de saber o por quê daquele acento no “í”, já que em meus estudos deparei-me que palavras com final a(s), e(s), o(s) e em(s), a paroxítona não contém acento, apenas acentua-se oxítonas, por quê raios essa palavra está acentuada no “í”???

Grato a explicações e dicas!
Desde já agradeço
Atenciosamente
Deivid

Olá Deivid, creio que a palavra bi-lín-gu-e seja na verdade uma proparoxítona pelo hiato u+e . Assim, como todas as proparoxítonas, a sílaba tônica deve receber acentuação. Em portugal o u não é pronunciado, o que a torna uma paroxítona lá, daí a não necessidade de acento. Pelo menos é o que deu pra entender deste artigo Bilingue - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

2 curtidas

Aproveitei para reclassificar sua postagem e editar o título para os colegas concurseiros acharem sua dúvida mais facilmente no futuro.

1 curtida

Muito obrigado pela ajuda e disponibilidade klucas, te agradeço de coração! :blush:

Porém ontem mesmo no dia que postei essa dúvida, estava inconformado, então fui reler minha apostila, li e reli diversas vezes, e foi quando descobri o por quê da acentuação, e lá dizia que acentuam-se paroxítonas com ditongos crescentes e decrescentes no final, no caso o u(semivogal)+e(vogal) no caso um ditongo crescente, rsrsrs…

1 curtida

Só complementando, não acho que seja proparoxítona com hiato, pois o hiato é quando temos 2 vogais contíguas em sílabas diferentes, como no caso de sa-ú-de, aqui temos um hiato já que temos vogais em sílabas separadas, já no caso bi-lín-gue essa separação não ocorre, bom pelo menos eu acho que seja assim rsrs, não estou muito bom em fonética e fonologia, então não tenho certeza.

1 curtida

Creio que você está correto. É que a pronúncia desses ditongos pode confundir na hora da separação. Mas de qualquer forma, tanto pela regra do ditongo crescente ue quanto pela regra de proparoxítona, a palavra deve ser acentuada de qualquer forma. Achei este link mais informativo Quantas sílabas tem bilíngue

1 curtida

Beleza?
Então, BI-LÍN-GUE antigamente possuía trema sobre o U, ou seja, ele é pronunciado na fala no PT do Brasil.

Todas as palavras que não terminarem em A(S), E(S), O(S), - EM, ENS, -EU, -OI e -EU (terminação das oxítonas), serão acentuadas.

Bi - LÍN - gUE é PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE.

Abraço e bons estudos!!!

2 curtidas

Porque todas as paroxítonas terminadas em ditongo são acentuadas. A palavra bilíngue é só mais uma como série/tênue/ministério/secretária/salário etc…
Quer mapas mentais, mnemônicos, resumos e muito mais? Siga-me no Instagram @portugramas