Olha, eu tenho um ano nesse mundo de concurso, não sei se isso é experiente pra você (em 2022, prestei 12 provas e passei em 3 de nível superior).
Se a sua prova tiver raciocínio lógico, sugiro que deixe mais para metade ao final do tempo, faça primeiro as de teoria (porque a teoria, ou você sabe ou não sabe, enquanto a matemática você tem todo um raciocínio para construir etc. e isso desgasta mentalmente). Eu sempre começo pelas matérias específicas, porque, em geral, elas valem peso 2. E depois vou para os conhecimentos gerais (mas uma vez quase me ferrei fazendo isso, passei com a nota mínima nos conhecimentos gerais, ou seja, se eu tivesse errado uma questãozinha, estava eliminada kkkkkk enfim, aprendizado.)
Eu sempre levo energético, água e lanchinhos que não me sujem (para não rasurar o gabarito). Leve duas canetas e se atente a cor delas no edital: eu já cansei de ver gente se ferrando na prova do CESPE que só aceita caneta preta tendo que pedir caneta emprestada porque só levou a azul. Eu chego relativamente cedo no local de prova, mas, se as carteiras já são marcadas com o nome, só entro faltando bem pouco para iniciar a prova, para poder descansar em “pé” o máximo possível. Só entro “cedo” na sala se eu tiver a opção de escolher a carteira (atrás, no canto e na parede e longe de janelas e ar condicionado).
Quando me sinto estufada mentalmente, vou ao banheiro e faço alongamentos para ajudar a circulação do sangue.
Eu guardo 1h de prova no final para o gabarito (pela minha experiência, você gasta, em média de 30-40min preenchendo atentamente - utilize seu RG como régua para facilitar a marcação -, mas eu prefiro que sobre tempo do que falte hehe).
Embora eu tenha escrito tudo isso, vale um ensinamento poderoso: não existe estratégia prévia da prova, porque você a elaborou no seu “achismo abstrato” do que seria o teste, mas, lá na hora, você pode ter que “ajustar as velas” se se deparar com algo diferente do que havia imaginado. Mantenha a flexibilidade sempre!
Desejo muita sorte na sua prova, espero que tenha te ajudado de alguma forma.