Fala, Tabajara! Creio que hoje o melhor custo-benefício se vc vai começar a estudar pra área fiscal, ainda é a LS Concursos, que tem um misto de metas genéricas porém personalizáveis pelo seu consultor. O pessoal de lá é top, vão te ajudar muito a cortar muitos atalhos. Outros coachs famosos e muito bem conceituados na área fiscal, que fazem acompanhamento individual: Karine Waldrich, Rafael Barbosa, Vandinara e Gurujá. Este é mais novo e ainda não tem, hoje, um programa pra pré edital.
O Alexandre Meirelles cita o livrão do Wiliam Douglas, o manual do Aléx Viegas (que eu comprei na estante virtual, aguardando chegar). O Alexandre menciona, por alto, no seu texto de 2006, a Nanci Azevedo Cavaco, que escreveu um livro chamado “Turbine seu Cérebro - contribuições da neurociência para passar em concursos”, que eu comprei junto com o manual do Aléx, e ainda aguardo a entrega. Neste livro, ela lida muito com os aspectos da concentração, atenção e memória, com exercícios de incentivo ao cérebro enferrujado. Ambos tratam muito de organização dos estudos também, metodologias, etc. Estou ansioso pela chegada dos livros, e assim que for lendo, vou colocando aqui as novidades que possam interessar à comunidade.
Fiz um tempo o LS Concursos e, sinceramente, não achei nada de mais. No pacote do Estratégia tem o “trilha dos aprovados” e eh basicamente a mesma coisa sem precisar pagar a parte por isso.
Mas pra quem não pode pagar: tanto no LS como no Estratégia: (meu foco eh área fiscal, então vou passar o conceito pra essa área, mas eh só adaptar pra outras) basicamente eh montado um ciclo de estudos considerando uma carga horária entre 30-40h semanais, começa com as 6 matérias básicas da área, cada tarefa leva em consideração uma média de 1h de estudos e em torno de 30 páginas lidas +30 exercícios de fixação. A grosso modo eh isso. De tempo em tempo aquela aula reaparece pra uma revisão (tipo finalizamos hj a aula 6 e fizemos 30 exercícios pares), daqui uma semana a ideia eh vc “bater o olho em um resumo” e fazer 30 exercícios ímpares. Particularmente eu acho melhor tentar fazer os exercícios sem a revisão, pra forçar a lembrar. O conceito de “coach” eh basicamente isso que eu descrevi. Não sei se tem algum diferente, mas as experiências que eu tive com estratégia de estudo foi essa.
Eu Comecei ano passado e uso o do exponencial. Atualmente estou aprovada para carreira policial, mas meu concurso fim é área fiscal, fico com eles pois são referência em área fiscal. Meu coach é o vitão, ele é fiscal do RJ.