Olá concurseiros! Sempre fui achegado em métodos para as coisas, e iniciando minha vida de concurseiro, segui a dica de Alexandre Meirelles, e fui buscar livros sobre métodos de estudo para concursos e provas em geral. Encontrei dois livros muito interessantes. Primeiro, o “Manual de um Concurseiro – o caminho das pessoas comuns” (Ed. Método), de Alex Viégas. É indispensável, mesmo que já tenha um método e esteja “na caixa”. Este livro é para tirar o sujeito da caixa, do lugar comum, do pensamento habitual. É um método que contempla todos os aspectos do concurso público e oferece um caminho das pedras. Nada no livro é absoluto. Lendo-o, você vai aprendendo com ele, ao mesmo tempo que pipocam novas ideias de como melhorar seus estudos, que nem estão ali no texto. É um manual de criatividade para conseguir estudar com eficiência e aproveitamento de tempo, um manual de criar ideias. Leitura excelente e muito enriquecedora. Recomendo muito!
Outro livro que comprei foi o “Turbine seu Cérebro – contribuições da neurociência para passar em concursos” (Ed. Método), de Nanci Azevedo Cavaco. Excelente para quem está precisando dar uma bombada no cérebro enferrujado, utilizando a expressão da autora. No livro, além das dicas sobre preparação para concursos, há uma explanação geral de como a mente funciona, modos de aproveitá-la melhor, além de exercícios para melhorar atenção, concentração, memória, raciocínio, pensamento lateral, etc. Estimular o cérebro de várias maneiras, eis o segredo para induzir a plasticidade estrutural cerebral: resumindo, os exercícios criam novos dendritos nos neurônios, permitindo o estabelecimento de novas conexões entre eles, tornando as redes neuronais mais rápidas e eficientes. Um dos exercícios é ouvir música barroca – como adoro Mozart e Bach, estou me deliciando. Segundo a autora, estimular o cérebro em diversas frentes pode melhorar a qualidade de vida em geral, nos quesitos emoção, humor, equilíbrio fisiológico, estresse, insônia, ansiedade, e por aí vai. Acho que vale a pena testar o método de estimulação cerebral – poucos minutos por dia podem fazer grande diferença! Fica a dica. Estou gostando muito, me sentindo mais calmo e concentrado.
As mudanças não vêm da noite para o dia, mas vão chegando devagar, como quem não quer nada. Nós que devemos querer tudo de bom para nossa jornada. Espero que seja útil para vocês. Grande abraço!