Livros para bombar o estudo!

Olá concurseiros! Sempre fui achegado em métodos para as coisas, e iniciando minha vida de concurseiro, segui a dica de Alexandre Meirelles, e fui buscar livros sobre métodos de estudo para concursos e provas em geral. Encontrei dois livros muito interessantes. Primeiro, o “Manual de um Concurseiro – o caminho das pessoas comuns” (Ed. Método), de Alex Viégas. É indispensável, mesmo que já tenha um método e esteja “na caixa”. Este livro é para tirar o sujeito da caixa, do lugar comum, do pensamento habitual. É um método que contempla todos os aspectos do concurso público e oferece um caminho das pedras. Nada no livro é absoluto. Lendo-o, você vai aprendendo com ele, ao mesmo tempo que pipocam novas ideias de como melhorar seus estudos, que nem estão ali no texto. É um manual de criatividade para conseguir estudar com eficiência e aproveitamento de tempo, um manual de criar ideias. Leitura excelente e muito enriquecedora. Recomendo muito!

Outro livro que comprei foi o “Turbine seu Cérebro – contribuições da neurociência para passar em concursos” (Ed. Método), de Nanci Azevedo Cavaco. Excelente para quem está precisando dar uma bombada no cérebro enferrujado, utilizando a expressão da autora. No livro, além das dicas sobre preparação para concursos, há uma explanação geral de como a mente funciona, modos de aproveitá-la melhor, além de exercícios para melhorar atenção, concentração, memória, raciocínio, pensamento lateral, etc. Estimular o cérebro de várias maneiras, eis o segredo para induzir a plasticidade estrutural cerebral: resumindo, os exercícios criam novos dendritos nos neurônios, permitindo o estabelecimento de novas conexões entre eles, tornando as redes neuronais mais rápidas e eficientes. Um dos exercícios é ouvir música barroca – como adoro Mozart e Bach, estou me deliciando. Segundo a autora, estimular o cérebro em diversas frentes pode melhorar a qualidade de vida em geral, nos quesitos emoção, humor, equilíbrio fisiológico, estresse, insônia, ansiedade, e por aí vai. Acho que vale a pena testar o método de estimulação cerebral – poucos minutos por dia podem fazer grande diferença! Fica a dica. Estou gostando muito, me sentindo mais calmo e concentrado.

As mudanças não vêm da noite para o dia, mas vão chegando devagar, como quem não quer nada. Nós que devemos querer tudo de bom para nossa jornada. Espero que seja útil para vocês. Grande abraço!

9 curtidas

Obrigado pelas valiosas dicas, caro colega!

Obrigada! Gostei muito

Li alguns livros que também serviram de base para o início da jornada, principalmente quando estamos perdidos sem saber pra onde ir e o que fazer. Os 2 livros específicos para concurso que li que mais gostei foram:

• Como passar em provas e concursos do William Douglas (guru dos concursos, a trajetória dele é incrível)
  • Como estudar para concursos do Alexandre Meirelles (esse é meu livro de cabeceira favorito)
    Recomendo demais o do Alexandre Meirelles, por ser bastante completo e atual.
    O livro é dividido em 4 unidade:
    1 unidade: fala sobre orientações gerais - organização de estudos, cuidados com alimentação, exercícios, desvendando o cérebro, concentração, memorização, dormir, horários de estudo, escolha de materiais, concorrência, que concurso prestar, metas, objetivos e motivações.
    2 unidade: fala sobre como estudar antes do edital - fazer ou não cursinho, resumos, revisões, exercícios, como estudar de forma correta, como obter mais tempo pra estudar, horas de estudo, aumento de desempenho, intervalos, divisão de disciplinas, ciclos de estudos, classificação de disciplinas, fases de estudos, provas discursivas e redação, como utilizar o tablet para estudar.
    3 unidade: fala obre estudar após edital - extraindo o que interessa do edital, critérios mínimos de estudo, calendário de estudos-como elaborar o seu, quadro de controle, semana da prova, dia da prova, resolvendo a prova, dicas de como chutar, marcando o gabarito.
    4 unidade: fala sobre o após a prova - conferência de gabarito, se passou ou não, um sonho.
    Tenho que parabenizar o autor e compartilhar com todos que esse livro realmente abriu minha mente. Ouvindo a caminhada Dele, de uma pessoa, comum, assim como nós, seus passos, angústias, superações, quedas, constância, persistência, e que no final: venceu!
    É bastante motivador e mais que isso, inspirador de mostrar que também posso e sou capaz.
2 curtidas