Olá, sou nova nos concursos e gostaria de uma opinião de quem é mais experiente nisso

Estou entrando no mundo dos concursos agora ( tenho apenas o ensino médio completo) e nunca tive o hábito de estudar, tenho muita dificuldade em manter uma rotina de estudos e tenho também déficit de atenção, além de desistir facilmente por qualquer mínimo obstáculo. Por isso, eu estava pensando em começar a estudar somente as matérias básicas que geralmente caem em todos os concursos para o ensino médio, para criar uma “base” antes de definir um concurso específico para estudar. Acredito que assim seria mais fácil pra mim, criar primeiro o hábito de estudar e descobrir os métodos mais eficientes para o meu caso, e só então entrar de cabeça no estudo das matérias específicas do concurso que eu decidir fazer posteriormente.

Eu pensei nisso porque é muito provável de eu acabar desistindo no meio do caminho na situação que estou, sem experiência e com dificuldade pra estudar efetivamente, porém, gostaria de uma opinião de alguém que conheça mais sobre como é estudar para e fazer concursos, sobre se eu devo seguir com isso, estudar pra um concurso específico logo no início, ou simplesmente desistir dos concursos logo agora.

Desde já agradeço.

2 curtidas

Eu estou só há um ano no mundo dos concursos, não sei se isso me classifica como experiente rs (estudo para concursos de nível superior, mas já prestei concursos de nível médio também). Não recomendo a ninguém desistir sem tentar.

Sobre escolher logo um “concurso-fim”: se você estiver bem financeiramente ou tiver família para te sustentar nesse processo, recomendo que sim, já escolha a sua carreira definitiva e direcione os estudos.

Agora, se está desempregada e as contas estão chegando, sugiro que comece por concursos de escada (nível médio) e foque neles, porque o tempo de dedicação é menor (você consegue passar, talvez, em meses enquanto carreiras nível superior, sem base nenhuma, demoram anos), mas o esforço em si é o mesmo. Os concorrentes do nível médio praticamente gabaritam a prova (é duro dizer isso para você que está iniciando, mas é a realidade, você precisa realmente se especializar no concurso que irá prestar).
Outra sugestão seria ter um trabalho na iniciativa privada ou empreender somente para pagar as contas enquanto você busca a aprovação no concurso nível médio também.

Matérias básicas: raciocínio lógico, português, direito administrativo e direito constitucional.

Dica: até você ter a disciplina dos estudos, assista aulas gratuitas no YouTube e busque materiais gratuitos pelo Google. Depois que você pegar confiança em si mesma de que consegue estudar, aí você investe em cursinho pago.

Sobre o déficit de atenção: não sei se você tem algum diagnóstico (se tiver, ignore as próximas dicas), mas, às vezes, é só questão de hábito (insista em foco por 15min, depois 30min e vá aumentando gradativamente). Nada adianta se forçar a ficar 1h sentada lendo se você não tinha o hábito até hoje. Suma com o celular (no máximo, deixe numa gaveta com TODAS as notificações desligadas e somente com som para que você escute ligações de emergência).

No mais, tudo é tentativa e acerto! Você tenta os métodos e formas de estudo até achar um que se encaixe e nada impede que você mude (por exemplo, iniciei com vídeoaulas, enjoei e estudei no outro dia por PDF). Eu não tenho um planejamento fechado, eu vou testando e avaliando os resultados (simulados e questões de concursos - recomendo o QConcursos) para saber se o novo “método” estava bom (tempo do ciclo de estudo, se por PDF ou vídeoaula, estudar pela manhã e à noite etc. etc.).

Outra dica: busque sobre formas de estudo ativo (fazer perguntas e montar flashcards, me arrependo de não ter feito isso assim que iniciei os estudos).

Frase motivacional: é mais importante estudar (agir) do que buscar estratégias e métodos perfeitos e nunca realizar :smiley:

Espero ter te ajudado, fico à disposição para trocarmos mais ideias hehe

7 curtidas

Um ano é bastante tempo lkkkk, tá mais do que qualificada. Eu estou desempregada mesmo. E tudo bem, já sabia que era muito concorrido, por isso mesmo pensei que seria bom me preparar melhor antes de ir fazer um concurso de fato, para evitar a decepção kkkk. E não, infelizmente não tenho diagnóstico, então vou seguir suas dicas e testar os métodos. Estou feliz de ter começado, fiquei um ano parada e isso já estava me afetando psicologicamente, então agora, mais do passar no concurso, o que é mais importante pra mim é começar a estudar, agir, como você disse. Muito obrigada por responder, seus conselhos me ajudaram muitíssimo. Com certeza vou falar contigo se precisar. :hugs:

3 curtidas

Faço das palavras da Laura as minhas e completo com o seguinte :

1. Você vai se sentir um lixo social por diversas vezes e isso é normal. O cérebro sempre vai querer te induzir ao caminho que ele acha mais fácil por questão de sobrevivência. Mas não é só por isso. A real é que a sociedade está estranha, as pessoas estão estranhas. Então tenha consciência desse caos como um todo para ter estrutura emocional. Quem passa, nem sempre é o mais inteligente.

2. Não conte pra ninguém. No fundo, ninguém além de você mesma verdadeiramente te quer bem. Já as exceçoes a essa regra vai acabar te cobrando diretamente por resultados ou vc indiretamente vai se cobrar para querer agradar

3. Pratique o auto conhecimento e saiba ter controle para eliminar o que tira a sua atenção. As vezes não é falta de concentração, mas o direcionamento dela para coisas inúteis que só te suga energia.

4. Seja gentil com você mesma. Saiba se perdoar pelos erros e não deixe que eles te prendam em um loop psicológico.

5. Não negligêncie nenhuma matéria basica. RLM é uma bosta mas estude mesmo assim.

6. Não existe método perfeito. Conhecimento é processo e repetição. Esse papo de “estudou 1 mês depois da prova e passou em primeiro” é pura marketing para te induzir a comprar e depois colocar a culpa pela não aprovação emvc mesma.

7. Você não é máquina. Não faça a bobagem de acreditar que com 1 lida você vai absorver tudo. Que por ter fechado o edital vc vai bem na prova. Que se inundar com vários métodos e materiais vai te fazer inteligente. Tenha resiliencia

8. O tempo vai passar de qualquer jeito. Saiba ser a sua melhor companhia nesse processo. Estudar para concursos é projeto de vida. Não saia da fila até ser nomeada ou esse projeto vai te perseguir psicologicamente pelo resto da sua vida com o famoso “e se…”

9. Comparação só é válida se o que se compara for totalmente idêntico. Mas saiba usar isso de forma consciente de modo a não te levar ao vitimismo.

10. Um monte de gente talvez venha aqui te dar conselhos assim como eu fiz, mas a real é que todo o processo após a sua escolha de prestar concursos é “desgraçadamente personalizada por vc mesma” .algumas coisas vão te ajudar, outras nao e ja outras em algum momento da sua vida vc vai lembrar “poxa…bem que xxx tava certo/A…pq não fiz assim…e SE…”

#eu quero ver o que acontece se você não desistir

2 curtidas

Amei as dicas! :heart_eyes: Nossa, meu maior baque do início de 2023 foi absorver o item 2 que é MUITO VERDADEIRO! Incluo nisso a família e amigos próximos também…

E o item 8 também tá sendo desafiador kkkkkkk mas aos poucos vou treinando e aprendendo.

3 curtidas