Eu estou só há um ano no mundo dos concursos, não sei se isso me classifica como experiente rs (estudo para concursos de nível superior, mas já prestei concursos de nível médio também). Não recomendo a ninguém desistir sem tentar.
Sobre escolher logo um “concurso-fim”: se você estiver bem financeiramente ou tiver família para te sustentar nesse processo, recomendo que sim, já escolha a sua carreira definitiva e direcione os estudos.
Agora, se está desempregada e as contas estão chegando, sugiro que comece por concursos de escada (nível médio) e foque neles, porque o tempo de dedicação é menor (você consegue passar, talvez, em meses enquanto carreiras nível superior, sem base nenhuma, demoram anos), mas o esforço em si é o mesmo. Os concorrentes do nível médio praticamente gabaritam a prova (é duro dizer isso para você que está iniciando, mas é a realidade, você precisa realmente se especializar no concurso que irá prestar).
Outra sugestão seria ter um trabalho na iniciativa privada ou empreender somente para pagar as contas enquanto você busca a aprovação no concurso nível médio também.
Matérias básicas: raciocínio lógico, português, direito administrativo e direito constitucional.
Dica: até você ter a disciplina dos estudos, assista aulas gratuitas no YouTube e busque materiais gratuitos pelo Google. Depois que você pegar confiança em si mesma de que consegue estudar, aí você investe em cursinho pago.
Sobre o déficit de atenção: não sei se você tem algum diagnóstico (se tiver, ignore as próximas dicas), mas, às vezes, é só questão de hábito (insista em foco por 15min, depois 30min e vá aumentando gradativamente). Nada adianta se forçar a ficar 1h sentada lendo se você não tinha o hábito até hoje. Suma com o celular (no máximo, deixe numa gaveta com TODAS as notificações desligadas e somente com som para que você escute ligações de emergência).
No mais, tudo é tentativa e acerto! Você tenta os métodos e formas de estudo até achar um que se encaixe e nada impede que você mude (por exemplo, iniciei com vídeoaulas, enjoei e estudei no outro dia por PDF). Eu não tenho um planejamento fechado, eu vou testando e avaliando os resultados (simulados e questões de concursos - recomendo o QConcursos) para saber se o novo “método” estava bom (tempo do ciclo de estudo, se por PDF ou vídeoaula, estudar pela manhã e à noite etc. etc.).
Outra dica: busque sobre formas de estudo ativo (fazer perguntas e montar flashcards, me arrependo de não ter feito isso assim que iniciei os estudos).
Frase motivacional: é mais importante estudar (agir) do que buscar estratégias e métodos perfeitos e nunca realizar 
Espero ter te ajudado, fico à disposição para trocarmos mais ideias hehe