Vou comecar a estudar estou perdido por onde comecar

Boa noite.Eu vou começar a estudar agora mas estou perdido por qual concurso e qual curso escolher. Quero escolher um curso cujo edital ainda nao tenha saido para que eu tenha tempo de estudar.Entro nos sites de concurso e fico perdido pois sao muitas opções…Assim como no you tube…cada um da uma opinião. Gosto da area de trinunal,mas penso que se nao seria bom focar em um concurso mais facil de inicio…preciso de um norte estou meio perdido se alguem puder me ajudar…obrigado!

Fala Rômulo. Acho que se vc focar naquilo que mais se sente atraído e se veja trabalhando e construindo um carreira profissional, terá mais chances de se manter motivado a médio/longo prazo para continuar estudando o tempo que for necessário até passar.

Olá, Romulo.
Não sei de qual Estado você é, mas caso seja de SP, te recomendaria começar por concursos de Prefeitura, de preferência com a prova realizada pela Vunesp. Estude sempre português, matemática e informática, pois são matérias básicas, que caem em praticamente todos os concursos. Se for pra área de tribunais, Direito Constitucional e Administrativo caem em quase todos também. Acho importante você focar em uma área, em que caiam sempre as mesmas matérias, e não cair na tentação de mudar sempre que um edital novo, fora da sua área, estiver aberto.

2 curtidas

Olá, meu caro!
Temos muitas opções mesmo de estudos e aŕeas, além de podermos ter a liberdade de definir o salário que achamos interessante.
Opiniões são essencialmente baseadas no nosso ponto de vista e infelizmente isso é perigoso, mas o lado bom é que um grande volume de opiniões e acertos já mostram o caminho mais curto para se chegar ao desejável. Desse modo, meu conselho para você é que comece sua vida de concurseiro a partir das seguintes disciplinas:

1. Português
  2. Direito Administrativo
  3. Direito Constitucional

Essas três disciplinas são o núcleo de qualquer concurso público em nosso país. Lembre-se de estudar por apostilas específicas para concursos.

Esse contato inicial com essas disciplinas já irá fazer você compreender a importância dos estudos e o ritmo.

Após estudar essas disciplinas-núcleo, realize exercícios e exercícios até ter um ótimo desempenho (use o site QConcursos). Lembremos que a prova será feita de questões e não de resumos ou grifos.

Uma dica de ouro: não fique grifando ou fazendo resumos. Estude normalmente e, mesmo que não compreenda no início, avance!!! Nos exercícios você irá perceber o que ainda precisa estudar e reforçar. Essa será sua régua ou balança.

Com o tempo, naturalmente você vai conhecer mais sobre os concursos pequenos e mais fáceis de ser aprovado e estando bem nessas disciplinas já ficará mais fácil acrescentar outras. Se insistir será aprovado em outros maiores.

Recomendo um auditor da Receita Federal que é extremamente objetivo (não são esses que vivem enrolando com resumos e etc), que se chama Diogo Moreira (está até no Youtube). Se inspire nas dicas dele. Vai ser ótimo para você.

Por fim, estude isso agora e vá aos poucos conhecendo os cargos e salários que existem para concursados, sem pressa. Mas busque o planejamento e persistência, pois cansa às vezes e a sua vida para melhorar precisa de trabalho árduo.

Boa sorte e não desista de melhorar de vida para sempre.

6 curtidas

Acho que essa sensação é compartilhada por todos nós. No início dos estudos, tentei muitas formas de estudar. A metodologia de estudos que eu mais gostei, o que é muito pessoal, foi a estudos por ciclos do Prof Alexandre Meirelles. Tipo segui uma tabela com as disciplinas, seguida por seus horários. Tudo depende do edital e as surpresas que poderão vir…

1 curtida

Se vc tem 3h de estudos por dia. Estudaria Dir. Const, Dir Adm, Por, Mat, Adm, Contab - iria distribuir o tempo de acordo com o tamanho do edital e vai seguindo… fazer num papel essa organização, vale bastante!

1 curtida